07 de Outubro de 2014

Deixe seu candidato a vontade e conheça-o melhor



Já passou pela situação de ficar muito nervoso em uma entrevista de emprego e só falar bobagens? Para a maioria das pessoas, entrevistas de emprego são tão intimidantes que suas respostas podem ser comprometidas pelo seu nervosismo. Cabe aos entrevistadores criar um ambiente mais relaxado para que a conversa aconteça de forma natural e o estresse não afete o comportamento dos entrevistados. Mas como é possível deixar o candidato à vontade? Leia nosso post e descubra:

Chame-o pelo nome

Estude o currículo do candidado previamente. Quando ele chegar, mostre que sabe o seu nome e chame-o assim desde o início. Dar um tom de pessoalidade à entrevista é importante para que ele se sinta valorizado e ajuda-o a relaxar nesse primeiro momento.

Ache pontos em comum

Tente achar pontos em comum entre você e o seu candidato. Fizeram algum curso parecido, estudaram na mesma faculdade ou moram no mesmo bairro? Esse tipo de conversa também ajuda a criar um ambiente menos intimidador para o candidato. Se for preciso, fale um pouco sobre você antes de começar.

Apresente-o à equipe

Não importa se você vai contratar ou não este candidato, uma forma de deixá-lo mais seguro é fazer um tour pela empresa e apresentá-lo à equipe atual. Além dos nomes, também é importante falar um pouco sobre o papel de cada um dos funcionários. Isso pode ser útil para que o candidato pense em questões que gostaria de perguntar a você, fazendo com que sua conversa flua melhor.

Saiba escutar

Estimule o entrevistado a falar e deixe a conversa seguir com naturalidade. Dê tempo a ele para responder a cada pergunta, sem apressá-lo. Isso vai permitir que ele reflita sobre o que dizer e fique menos ansioso. Mostre também que você tem interesse no que o candidato está falando.

Incentive-o a fazer perguntas

Incentivar o candidato a fazer perguntas durante a entrevista é outra técnica para deixá-lo mais à vontade, pois dá a ele a sensação de estar tomando as rédeas da conversa. Por consequência, sua tensão vai diminuir

Pergunte sobre seus hobbies

Essa é uma pergunta tradicional, mas é muito válida para quebrar o desconforto inicial. Pode ser feita no início da entrevista, permitindo que o candidato fale em um tom menos formal sobre seus interesses pessoais, além de aumentar sua segurança fazendo-o falar de um assunto que ele domina totalmente, aumentando sua segurança.

Evite barreiras

Quando realizar a parte mais formal da entrevista, procure não se posicionar atrás da mesa nem “se esconder” de alguma forma. Segundo consultores, o melhor é que não existam barreiras físicas entre você e o candidato. Isso vai fazer com que ele se sinta mais confortável.  

Por fim, entrevistas não precisam ser estressantes ou desconfortáveis, nem para você nem para seus entrevistados. Seguindo as dicas acima, suas próximas entrevistas com certeza serão mais proveitosas! Lembre-se ainda de que fazer com que o candidato se sinta bem nesse momento vai facilitar sua integração na empresa caso seja contratado.

Que tipo de técnica sua empresa usa para quebrar o gelo com o candidato? Conte para a gente aqui nos comentários!

Escrito por Renato Tavares