16 de Setembro de 2015

Como otimizar o processo de recrutamento e seleção na sua empresa

Sua empresa encara a contratação de um novo colaborador como um processo demorado e dispendioso? Os profissionais envolvidos na análise de currículos e entrevistas perdem tempo demais com a avaliação dos candidatos que chegam sem ter o perfil esperado e os gestores buscam formas de otimizar esse processo?

Algumas instituições contratam empresas de recrutamento e seleção para desempenhar o papel de contratação mais ajustada, contudo, mesmo terceirizado, o processo parece não conquistar melhoras significativas para preencher as vagas.

A solução já existe

Saiba que sua busca por algo mais dinâmico e efetivo chegou ao fim. O trabalho para seleção de candidatos agora pode ser otimizado com a utilização de uma plataforma digital que foi desenvolvida após o estudo de como as etapas para contratação de novos colaboradores poderia ter mais assertividade.

A função desta plataforma é realizar uma pré-entrevista com os candidatos, sem a participação em tempo real de um entrevistador. Esta é uma atividade relativamente nova dentro da etapa de seleção, porém de extrema utilidade no objetivo da realização de um processo com excelência. É momento de confirmar a aderência do perfil do candidato ao ideal procurado.

Otimização do processo na prática

Neste processo sugerido são feitas perguntas consideradas indispensáveis para a vaga, que são respondidas pelos candidatos por vídeo. O recrutador participou do processo escrevendo as perguntas e somente depois das respostas gravadas é que ele irá assistir e avaliar, podendo rever quantas vezes forem necessárias e sem ter contato com todos os participantes.

Essa etapa permite que somente os candidatos realmente adequados ao perfil da vaga sejam chamados para uma entrevista presencial, isso gera economia de tempo com entrevistas presenciais desnecessárias. Ao invés de serem chamados 5, 8 ou 10 candidatos, atualmente é possível chamarmos somente 2 ou 3 que preenchem as necessidades e escolher entre os melhores.

Em tempos de economia de recursos e otimização de processos, contar com uma ferramenta digital facilita a participação de candidatos e otimiza a escolha dos gestores para contratação de um novo colaborador é uma ótima opção para as empresas.

Mais benefícios

Além da economia de tempo e dinheiro, que já é um ponto essencial, outros benefícios podem ser observados com essa pré-entrevista gravada:


  • Avaliação real na fluência de um idioma, é possível pedir para que o candidato responda uma das questões em inglês, por exemplo;

  • Melhores condições para comparação dos candidatos, já que é possível rever as respostas quantas vezes forem necessárias;

  • Possibilidade de avaliar desenvoltura, articulação e oratória antes da entrevista presencial. Se o cargo exigir uma pessoa com esse perfil, além de conhecimentos técnicos, essa é a chance de descobrir.


Numa pesquisa realizada com 2.000 gestores, 33% afirmaram que percebem nos primeiros 90 segundos da entrevista se o candidato tem boa aderência.

Praticamente 100% dos candidatos  que já utilizaram a plataforma aprovam o formato, porque assim sabem que só serão chamados se as chances de contratação forem concretas. Ficou interessado em como essa plataforma pode funcionar na prática? Clique aqui e conheça a Présumé, faça um teste gratuito e confirme todos esses benefícios.


Escrito por Présumé