30 de Setembro de 2015

As 5 etapas de um processo de recrutamento e seleção. Encontre o colaborador ideal de maneira prática e eficaz



O processo de recrutamento é, de maneira geral, a porta de entrada dos novos funcionários em uma empresa. Por esse motivo deve ser feito com qualidade em busca de talentos que irão somar para conquistar os resultados do grupo como um todo. É um processo importante para as corporações.

As etapas de um processo de recrutamento ideal incluem:


  • Descrição do cargo

Ao identificar a necessidade de um colaborador para uma função na empresa alguns recrutadores não dão a atenção devida ao processo inicial, a parte que descreve o cargo, uma etapa fundamental. A descrição deve conter, de forma clara e coerente, todas as atividades que serão desenvolvidas pelo candidato quando ele se tornar um colaborador. Com essa definição em mãos, o recrutador identifica, na entrevista, se o candidato será capaz de desenvolver essas ações com base nos seus conhecimentos prévios. Essa descrição, que deve ser o mais detalhada possível, irá auxiliar o recrutador a identificar quais dos candidatos têm o perfil mais adequado para ocupar a função.


  • Definição dos requisitos técnicos, pessoais e emocionais

Conhecendo a política da empresa, os valores dos gestores, a equipe de trabalho e o planejamento da organização o recrutador deve identificar um candidato que possa atender aos anseios sem gerar frustração para nenhum dos envolvidos. Confirmar os requisitos técnicos, pessoais e emocionais ajuda o recrutador a direcionar a entrevista em busca do futuro colaborador ideal.

Nesta etapa são organizados os campos de exigência e o recrutador deve avaliar entre os candidatos que apresentam características essenciais e indispensáveis. Tendo essa consciência quem realiza a entrevista sabe que nem sempre irá encontrar o funcionário perfeito, pois esse não existe. Assim, os candidatos que não preencherem as exigências essenciais serão eliminados e os que não cumprirem os requisitos desejáveis serão reavaliados ao final das entrevistas de acordo com as outras análises.


  • Elaboração do roteiro da entrevista

Ao preparar uma entrevista, o recrutador deve elaborar um planejamento que contenha três etapas básicas: 1) descrição do cargo; 2) definição dos requisitos técnicos, pessoais e emocionais e a divisão deles entre essenciais e desejáveis; e 3) delimitação das perguntas que serão feitas ao candidato ao longo da entrevista.

Algumas questões são comuns e os candidatos já estão preparados para responder, o que pode fazer mascarar o perfil verdadeiro de quem procura o emprego. Por isso, elabore perguntas que surpreendam e tornem a entrevista mais produtiva e real. Perguntar para ele, por exemplo, como conseguiu tempo para comparecer à entrevista, caso esteja empregado, é uma boa forma de pegá-lo desprevenido e verificar como ele lida com situações inesperadas.


  • Entrevista

Ao realizar a entrevista uma série de candidatos serão avaliados e o momento deve ser muito bem planejado. Um recrutador que faz uma entrevista muito curta mostra despreparo e uma imagem ruim para a empresa, da mesma forma, se o momento for muito longo se torna desestimulante e cansativo.

Planejar uma entrevista pode parecer simples, mas requer tempo, trabalho e pesquisas. Antecipe o comportamento dos candidatos que já estão habituados com perguntas rotineiras, mostre que está realmente interessado e observe o comportamento dele com as perguntas surpresas.


  • Escolha do candidato que será o novo colaborador

Todo esse processo demanda tempo e uma equipe qualificada. Normalmente os recrutamentos são desgastantes pois os entrevistadores precisam repetir algumas vezes o roteiro de apresentação da empresa, descrição do cargo e as perguntas. Para transformar esse processo cansativo em uma seleção produtiva sua empresa pode contar com um sistema de gravação de entrevistas, uma solução inovadora que permite avaliar e filtrar os candidatos de maneira mais assertiva e proporcionar economia para todos os setores envolvidos. Através de uma plataforma o entrevistador grava a apresentação da empresa, a descrição do cargo e cadastra as perguntas que deverão ser respondidas e posteriormente pode avaliar cada uma das entrevistas, sem a necessidade de entrevistar pessoalmente todos os candidatos interessados.

Desta forma as entrevistas pessoais serão realizadas com os candidatos que têm mais chance de contratação e todo o processo se torna mais eficiente e dinâmico para todos envolvidos.

Você já pensou em modernizar o processo de seleção da sua empresa? Temos outras dicas para encontrar e contratar o funcionário certo para sua necessidade. Compartilhe sua opinião com a gente e continue acompanhando nosso blog para novos conteúdos!



Escrito por Présumé