13 de Janeiro de 2016

Equilibrar experiência e velocidade é o benefício da convivência entre gerações no ambiente de trabalho

Ambientes corporativos são, de maneira geral, compostos por pessoas diferentes, uma reunião de experiências, habilidades, conhecimentos e interesses. É possível perceber que os comportamentos e aspirações são influenciados pela diferença de geração que convivem no trabalho, existem locais em que são observadas três gerações distintas, cada uma com suas bagagens e ideias sobre presente e futuro.


O desafio para os profissionais de recursos humanos, incluindo as equipes de recrutamento e seleção, é equilibrar essa convivência de maneira benéfica e produtiva, para que os colaboradores possam trocar experiências entre si e colher resultados para a corporação.

Diferenças culturais influenciam na dinâmica do trabalho

Os funcionários da Geração X (nascidos na década de 70) são os que ingressaram no mercado de trabalho com ferramentas e rotinas analógicas, para eles o acesso à tecnologia foi surgindo com o passar dos anos. Já os mais jovens da Geração Y (nascidos entre as décadas de 80 e 90) tiveram mais proximidade com as descobertas tecnológicas durante a adolescência e levaram consigo o conhecimento para o trabalho. Os integrantes da Geração Z (nascidos próximos aos anos 2000) que estão iniciando suas experiências profissionais agora, são aqueles que têm íntima relação com a internet e que lidam com a informação e a velocidade dos acontecimentos de uma forma completamente diferente de seus colegas, já que cresceram utilizando equipamentos e aplicativos eletrônicos.


A relação com a tecnologia de cada grupo pode ter influência direta em sua forma de trabalhar e podem surgir conflitos desencadeados por questões culturais e de crença a respeito do trabalho e da rotina. Colaboradores mais experientes dão mais valor para rotina no trabalho e compreendem bem um sistema de hierarquia. Por sua vez os jovens valorizam benefícios como horário flexível, normas menos rígidas em relação ao que vestir para trabalhar e, normalmente, conseguem ser multitarefa. Eles conseguem escutar música enquanto preparam uma apresentação e responder mensagens em aplicativos de redes sociais ao mesmo tempo em que leem um e-mail enviado por um colega ou cliente.


Produtividade x Multitarefa

Para os mais velhos esse comportamento pode aparentar que os jovens não conseguem se concentrar em nenhuma atividade específica, porém a relação com o trabalho e as responsabilidades são diferentes, prova disso são as empresas que surgem da ideia de empreendedores, todos das novas gerações, e que crescem de maneira rápida e sustentável, caso de muitas startups.

O fato dos jovens não serem tão apegados à regras não indica que eles não sabem trabalhar, é apenas um indício de como o formato de trabalho está mudando, assim como o mundo todo nesta era pós digital.

Colha os benefícios da convivência

Para que as empresas mais tracionais possam se beneficiar desses novos profissionais os gestores precisam gerar equilíbrio entre as gerações, mesclando nos setores colaboradores que possam ensinar e aprender. Bloquear uso de redes sociais e sites de informação com receio de ver cair a produtividade não é mais uma solução, já que o acesso aos smartphones cresce, o caminho é incentivar e reconhecer os que mais apresentam resultados, indiferente das horas trabalhadas. Crie metas de volume e qualidade de trabalho e confie nos membros das equipes, se o resultado estiver dentro da expectativa não há motivos para limitar o acesso do que não é relacionado ao trabalho.


Aproveite também para aprender com os mais novos sobre estratégias e mídias eletrônicas, pode ser a chance que sua empresa precisa para se lançar no mercado digital. Cada vez mais o mundo corporativo será preenchido com jovens talentos, invista nesses colaboradores, não tenha medo da falta de experiência, aposte na criatividade, vontade de trabalhar e energia das novas gerações, eles podem ser o sangue novo que sua empresa precisa para renovar métodos e se destacar da concorrência.


Se sua empresa precisa pensar de maneira mais dinâmica, conhecer novos métodos e práticas da era pós digital comece com pequenas práticas. Uma das experiências que o setor de recrutamento e seleção pode contribuir para esse avanço tecnológico é realizando entrevistas em vídeo, gravadas pela internet. Para saber mais sobre como ingressar neste universo digital conheça a plataforma de gravação de entrevistas, Présumé, e encontre o dinamismo que seu setor precisa.

Escrito por Présumé