10 de Março de 2016

As propostas de trabalho geradas pela sua empresa são irrecusáveis? Temos 3 dicas para ajudar nessa conquista

Sua empresa tem a chance de contratar um profissional de alto nível, a equipe de recrutadores está em busca dos melhores talentos e precisam criar uma proposta de trabalho irrecusável para esse profissional, o que vocês planejam oferecer?


Partindo do princípio que os profissionais de elite, muito provavelmente, estão bem colocados no mercado de trabalho, é preciso apresentar uma oportunidade melhor do que a vivida por ele no momento. Há algum tempo uma proposta salarial robusta era um forte argumento para fazer alguém trocar de trabalho, atualmente nem só o dinheiro é fator decisivo.


Profissionais competentes e bem preparados, com habilidades técnicas, conhecimento de mercado, inteligência emocional e capacidade de gerenciamento investiram tempo e recursos em suas carreiras e quanto mais experientes se tornam, mas exigentes podem ser. Para escalar um profissional competente para seu time é preciso fazer mais do que uma boa proposta, tem que ser uma proposta irrecusável.


  1. Para conquistar o profissional dos sonhos busque conhecer as expectativas dele. Utilize o networking e a análise de dados (isso inclui as redes sociais) para conhecer mais sobre ele, seus valores e crenças. Analise também se o perfil deste candidato está alinhado à cultura da sua instituição, é essencial que empresa e funcionários tenham as mesmas aspirações para que haja engajamento.

  2. O que sua empresa tem para oferecer, quais são os diferenciais e o que a torna atrativa no mercado? Clima favorável no ambiente de trabalho e oportunidade real de evolução na carreira são fatores consideráveis para oferecer a um talento. Ele pode estar há algum tempo na mesma posição na atual empresa e sem chance de ocupar uma nova colocação, oferecer para ele um plano de carreira consistente e uma posição de gestão pode ser bem mais atrativo do que apenas um salário maior para fazer a mesma coisa.

  3. E os benefícios? E não estamos falando aqui de auxílio alimentação, transporte (que são direito do trabalhador) e até mesmo plano de saúde. O que além disso sua empresa oferece? Convênios com instituições de ensino, oportunidade de intercâmbio, parceria com academias e restaurantes e bônus para estacionamentos são diferenciais para oferecer. Caso ainda não pratique nenhum desses é a hora de implementar esse tipo de benefício em sua empresa para todos os colaboradores.


Essa análise interna de sua empresa é fundamental para saber o quão atrativa ela é para o mercado externo, o que faz com que as pessoas desejem trabalhar nela? Caso ainda não tenha definidos esses pontos aproveite para fazer ações de marketing interno para conhecer o clima da empresa e crie propostas irrecusáveis, para os novos talentos e principalmente para reter os que estão com vocês.


Lembre-se que é possível otimizar os processos de recrutamento e entrevistas em sua empresa, utilizando recursos como a plataforma de gravação de “pré-entrevistas”, o Présumé, é possível agilizar os processos ganhando tempo para análises internas e a criação de vagas e preparar propostas irrecusáveis. Se você ainda não conhece essa ferramenta clique aqui e conheça as funcionalides do Présumé.

Escrito por Présumé