24 de Março de 2016

Experiência não comprovada: como conduzir essa situação no processo seletivo

Encontrar um candidato que tem uma boa desenvoltura durante a entrevista e apresenta aderência à vaga oferecida pela empresa, mas não tem como comprovar experiência anterior na função é uma situação que pode acontecer nos processos seletivos com uma certa frequência. E como o recrutador pode conduzir a continuidade dessa entrevista neste caso?

Os recrutadores mais experientes, que normalmente não fazem as entrevistas iniciais, já têm habilidades para identificar quando um candidato está apto ao cargo oferecido, mesmo sem ter registros na carteira de trabalho em ocasiões passadas, porém os recrutadores que estão no início da carreira ainda podem questionar se o candidato está realmente falando a verdade quando diz que tem muita experiência anterior, porém não comprovada. Confira algumas dicas de como conseguir dados que não deixem dúvida a respeito da vida profissional passada do candidato entrevistado.

  • Projetos realizados: Algumas funções, como a de gerente de projetos, costumam atrair profissionais que trabalham sem vínculo empregatício, se for o caso o candidato pode mostrar um projeto conduzido por ele e falar sobre todas etapas do processo. A riqueza de detalhes desta narrativa irá mostrar ao recrutador se o candidato realmente esteve envolvido. Melhor ainda se for um projeto cujo conhecimento é público, desta forma o candidato poderá mostrar o resultado sem deixar dúvidas.
  • Experiências sociais e acadêmicas: Nem todas experiências são corporativas, cargos de lideranças podem ser desenvolvidos em grupos sociais e voluntariado e também contam, principalmente para os jovens talentos que já desenvolveram projetos bem estruturados durante a universidade. Diversas instituições premiam os alunos em concursos internos e esses certificados também têm valor relacionada à experiência prévia.
  • Carta de recomendação: A maneira mais formal de confirmar a experiência de um candidato sem registro são as cartas de recomendação das empresas onde ele já trabalhou. Essa também é uma maneira de conhecer mais o candidato, com certeza se ele saiu da empresa anterior em uma situação amigável não terá problemas em pedir que o antigo gestor fale sobre o desempenho dele. Na conversa com o candidato o recrutador irá identificar as empresas e cargos mais relevantes para a ocupação pretendida e saber de quem vale a pena pedir essa recomendação.

Os processos seletivos podem deixar até os candidatos mais preparados um pouco nervosos, por isso conduza o processo de maneira amigável e crie um ambiente favorável para que ele possa falar com tranquilidade sobre suas experiências anteriores, mesmo que o recrutador ainda não tenha muita experiência irá perceber se as histórias do candidato parecem ser verdadeiras ou se não passam de situações que ele gostaria de ter vivenciado.


Você já entrevistou um candidato assim, que valeu a pena confiar na palavra e o resultado foi melhor do que o esperado? Conte para gente sobre suas experiências com esses processos seletivos. Para saber mais sobre como conduzir bem seus processos seletivos acompanhe as publicações do nosso blog, visite www.presume.com.br/posts

Escrito por Présumé