27 de Junho de 2014

Um vídeo vale mais que milhões de palavras: por que as gravações de entrevistas digitais substituirão os currículos

Tempo é um recurso precioso e a cada dia mais escasso. Cada vez mais sofremos pressões para encontrar o profissional ideal que preencha uma vaga na empresa e processos seletivos, geralmente, não são rápidos. É por essa razão que cada vez mais empresas aderem às gravações de entrevistas digitais. Assim, é possível “chegar onde interessa” eliminando entrevistas presenciais desinteressantes. Quer saber mais sobre o assunto? Confira a seguir!

1 - A evolução do audiovisual digital

Há vinte anos ninguém poderia imaginar o crescimento vertiginoso da tecnologia no setor audiovisual. É lógico que alguns expoentes do cinema (como George Lucas e James Cameron) indicaram a possibilidade, quando eles mesmos aderiram ao formato digital em suas produções. Mas de Hollywood à massificação em que vivemos é um salto incrível.

Essa mesma indústria cinematográfica também trouxe consigo outra ideia: os testes de elenco gravados. Essa alternativa se tornou uma ferramenta interessante de avaliação (fotogenia, amostragem para executivos) e escolha de atores.

A jogada de mestre dos novos tempos na área de recursos humanos foi aliar justamente a revolução digital no audiovisual aos testes de elenco, criando as gravações de entrevistas digitais, uma revolução que permite uma gestão muito mais eficaz de tempo e recursos.

2 - Os pontos positivos

Toda novidade causa um certo estranhamento – isso é natural do ser humano. Afinal, estamos acostumados às entrevistas ao vivo, às leituras de currículos e aos testes de aptidão. Mas não precisa ser uma mudança tão drástica como podemos imaginar.

A gravação de entrevistas digitais permite ao recrutador uma visão mais objetiva e clara do perfil do candidato. Através do roteiro de perguntas e das respostas obtidas (e a chave é a união da comunicação verbal com a corporal / gestual), é mais fácil saber se ele tem os pré-requisitos exigidos para a vaga.

E se nas primeiras respostas já se chegar à conclusão de que o profissional não atende às necessidades, basta parar e seguir para o próximo, sem causar constrangimentos ou mágoas.

Neste processo, todos saem ganhando. O candidato não precisa se forçar a permanecer numa entrevista depois que percebeu que não tem o perfil da vaga, o recrutador não precisa repetir o protocolo (falar sobre a empresa, a vaga, os requisitos, o processo seletivo,  realizar as perguntas para avaliação do candidato, etc.) e os selecionados poderão ser pré-avaliados pelo mesmo material, para depois evoluirmos apenas com quem de fato interessa.

3 - Além das palavras

Há muitos anos é de praxe a avaliação inicial de um candidato ser feita simplesmente através da leitura do currículo. Nele, o profissional comenta suas experiências, habilidades, disponibilidades, dentre outras características. Infelizmente, algumas pessoas não compreendem a importância de serem sempre verdadeiras (afinal, a mentira inevitavelmente aparece). Um candidato pode indicar, por exemplo, um domínio da língua inglesa. Aí, muitas vezes, é constrangedor fazê-lo mostrar que o que escreveu não condiz com a realidade. No vídeo, basta inserir perguntas em inglês e observarmos a real fluência do profissional. Pronto.

Outro importante benefício é a avaliação de características do profissional. Precisa de alguém com forte perfil comunicativo e social, lúcido, com boa oratória, que usa português corretamente? Em uma pergunta já é possível decidir se continua a entrevista ou se aperta o stop.

4 - Gestão de projeto

Hoje em dia está em voga trabalhar o conceito de projeto para certos conjuntos de processos. A ideia é ótima, pois é possível aplicar a eles conceitos de planejamento e execução das tarefas, visando melhorar a performance da equipe e otimizar os resultados.

Dentro deste universo, temos uma tríade principal: escopo, tempo e custo. E, em breve análise, é possível ver que existe a possibilidade da sua aplicação na seleção de profissionais. Mais do que isso: é possível verificar prontamente o impacto direto das gravações de entrevistas digitais em dois dos três itens: tempo e custo.

  • Tempo - Vídeos permitem pausar, voltar, seguir adiante, aprovar, reprovar, tudo com apenas alguns cliques. Basta comparar o tempo de uma entrevista presencial e uma digital gravada e multiplicá-lo pelo número de candidatos.

  • Custo - Qualquer gerente sabe que poupar recursos sem comprometer a qualidade é um diferencial extremamente desejável no universo dos negócios. Então, sejamos claros: tempo é dinheiro. Seja dos profissionais de RH envolvidos, dos gestores requisitantes da vaga. Vale destacar ainda as economias com outras despesas, como as de deslocamento dos candidatos de outras cidades, ligações telefônicas, espaço físico, etc.... Colocando tudo na ponta do lápis, vale a pena pesquisar a fundo a possibilidade.

Portanto, no seu próximo projeto de seleção de profissionais, é muito interessante considerar o investimento no universo digital. Dê uma olhadinha no nosso serviço. Você não se arrependerá.

Escrito por Renato Tavares