27 de Maio de 2016

Tempo: o bem mais precioso desta era. Otimize o seu e conquiste os melhores resultados

Os processos seletivos já não são mais os mesmo, as análises e oportunidades também foram se aprimorando e as mudanças não começaram com a crise, elas são fruto das alterações da sociedade e dos setores da economia nas últimas décadas em todo o mundo.

A medida que o mundo se transforma o perfil dos profissionais e dos modelos de negócio também mudam e se uma empresa deseja formar uma equipe de sucesso visando seu crescimento cabe ao departamento de recursos humanos, e às pessoas responsáveis por essa atividade, pensarem em processos seletivos que atraiam talentos com excelência e eficácia com um formato que gere o menor custo possível para a empresa.

Não há mais espaço no mercado de trabalho para a análise de centenas de currículos, contato individual com os candidatos, longos e demorados processos de entrevistas presenciais e dinâmicas de grupo com dezenas de pessoas para contratar um colaborador.

A seleção clássica de recursos humanos se baseia ainda na realização de avaliações presenciais que buscam avaliar as qualificações e a desenvoltura dos candidatos em determinadas situações controladas. Só que, diante de um novo mundo, muito mais conectado e que exige rapidez, todas essas atividades acabam sendo improdutivas e nenhuma empresa tem mais tempo e dinheiro para investir nesse tipo de formato.

Ao mesmo tempo o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e segmentado e não é possível contratar um profissional sem conhecer suas habilidades e conhecimentos, saber se o perfil é aderente à cultura da empresa e se esse casamento entre a oferta e a procura de oportunidade de trabalho será bem sucedido.

Como, então, resolver essa equação?

Diante de tantas deficiências dos métodos tradicionais de seleção uma excelente opção é utilizar o processo de gravação de entrevistas digitais. Você sabe como funciona? Os candidatos que procuram sua empresa recebem convites para fazerem “pré-entrevistas” gravadas em vídeo, respondendo a perguntas mais seletivas e direcionadas aos cargos oferecidos.

Neste formato é possível conhecer e avaliar habilidades e conhecimentos específicos para determinados cargos. Se surgiu uma vaga que deve ser preenchida por um profissional que tenha domínio de outro idioma será possível avaliar na prática o conhecimento do candidato, o que não é possível apenas com a leitura do currículo.

Desta forma os candidatos que demonstram interesse na vaga oferecida pela empresa se cadastram e são convidados para o processo seletivo que inicia com a entrevista gravada, depois recebem acesso à plataforma virtual em que irão gravar suas respostas. O novo processo, além de ser muito mais eficiente, poupará tempo e os custos de fazer entrevistas presenciais desnecessárias.

Com a possibilidade de avaliar de maneira mais dinâmica e funcional todos candidatos que gravaram suas participações e equipe chama para a parte presencial do processo somente os candidatos melhor qualificados. Uma evolução que vai oferecer a melhor gestão do tempo e de recursos viabilizada pela tecnologia e praticidade dos novos tempos. Você já conhece e utilizou essa ferramenta tão útil? Então entre no site do Présumé e informe-se sobre as possibilidades desse serviço.

Se você quiser ter acesso a um guia completo e prático para o recrutamento, acesse o link abaixo:

Recrutamento e seleção: um guia prático em 7 passos • InovaRH (ainovarh.com.br)


Escrito por Présumé