03 de Julho de 2014

4 habilidades essenciais que um recrutador de talentos deve ter atualmente



Recrutar de forma eficiente é o primeiro passo para que uma empresa tenha funcionários com boa qualificação, que gerem redução de “turnover” e, consequentemente, melhores resultados. Por esse motivo, o trabalho do recrutador de talentos é muito importante e exige habilidades específicas para que atinja os objetivos esperados.

Porém, o mercado tem evoluído com as novas tecnologias e, atualmente, é necessário que o recrutador de talentos tenha outras habilidades além das já conhecidas, como ser bom ouvinte, saber se comunicar bem, avaliar por competências, ter conhecimento organizacional, etc.. Hoje, o recrutador precisa especialmente acompanhar a tendência do mercado se quiser encontrar os melhores profissionais.

Para que você faça um excelente trabalho nessa área, veja a seguir as 4 principais competências que o recrutador de talentos deve buscar nos dias de hoje.

Saber como explorar bancos de dados

Os bancos de dados de currículos, seja da sua empresa ou aqueles terceirizados e disponíveis na internet, são uma fonte rica para o recrutador. No entanto, você precisa conhecer essas tecnologias e gostar do processo de busca em ambientes digitais. Encontrar bons candidatos em bancos de dados exige que você saiba cruzar informações, criar filtros efetivos e especificar ao máximo sua busca. Do contrário, você acessará centenas de currículos de profissionais com a mesma formação, mas não conseguirá diferenciá-los, perdendo tempo expressivo. Conheça, então, a lógica dos bancos de dados e seja capaz de encontrar verdadeiros talentos para sua empresa. É importante o desenvolvimento de um raciocínio lógico, matemático para, por exemplo, utilizar nos filtros as funções de “E” (“AND”) e “OU (“OR) bem como a correta utilização dos parenteses “()”. Quanto mais inteligente o filtro, maior sua eficácia dentro do processo de recrutamento.

Utilizar as redes sociais

Atualmente, acessar redes sociais de candidatos é uma ótima maneira de conhecer o perfil de cada um. Nesses ambientes, as pessoas agem com naturalidade, manifestam seus interesses e conversam com outras pessoas. Desse modo, você consegue perceber se o candidato se relaciona bem com os outros, se sua comunicação é clara, consegue saber sua opinião sobre temas importantes para sua empresa, conhece seu networking, analisa comportamento. Muitas informações que o candidato não daria em uma entrevista você consegue adquirir por suas páginas em redes sociais. É cada vez mais frequente as empresas reprovarem candidatos após uma investigação no Facebook, por exemplo.

Conhecer plataformas on-line

Plataformas digitais específicas para seleção agilizam muito o processo seletivo, aumentando a produtividade do seu trabalho (redução nos gastos e tempo). Além de você selecionar o candidato mais facilmente, é possível inclusive fazer “pré-entrevistas” em vídeo e áudio com os candidatos, utilizando plataformas como o Présumé (www.presume.com.br). Por meio dessa ferramenta, você cadastra perguntas que avaliam o candidato em aspectos essenciais à vaga pretendida e envia um convite de participação aos pré-selecionados. Quando aceitam responder à entrevista, esta é gravada e você pode assisti-la a qualquer momento e em qualquer lugar. Com isso, você diminui bastante o número de candidatos convidados para a fase de entrevista pessoal, convidando somente aqueles que são realmente altamente qualificados. É o fim das entrevistas presenciais com candidatos ruins. O conceito é bastante diferente da utilização do Skype, por exemplo, onde não é possível você interromper a entrevista quando perceber a falta de aderência do perfil do candidato ao ideal procurado.

Os currículos que as pessoas entregam nem sempre mostram a realidade. É muito comum, por exemplo, vermos “inglês avançado” quando o candidato não é capaz de manter uma conversação nessa língua. Por isso, investir em entrevistas gravadas esclarece os pontos dúbios do currículo, com economia de tempo e dinheiro.

Tomar a iniciativa

Os bons profissionais normalmente não estão procurando emprego, mas já estão ativos no mercado. Assim, você precisa ser proativo e não esperar apenas por currículos enviados à vaga se quiser recrutar talentos. Busque referências de profissionais qualificados em seu networking, veja no LinkedIn seus contatos, pergunte sobre indicações. Dessa forma, você encontra funcionários com um ótimo conjunto de habilidades e, dependendo do contexto, pode negociar sua contratação.

Recrutar talentos é uma tarefa que demanda dedicação e tempo. Mas você pode facilitar muito seu trabalho e alcançar alto nível de sucesso se seguir essas dicas.

Você já tem desenvolvido essas habilidades? Conhece outras que sejam necessárias para o recrutador de talentos atualmente? Deixe seu comentário e enriqueça nossa lista!



Escrito por Renato Tavares